APLICAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO

 

home
Índice

 

2 - As tecnologias e a Educação à Distância

       2.1 - .A pequenez do nosso gigante planeta

                 A natureza é sábia. E com toda sua sabedoria dotou o homem de vários órgãos que lhe permitem a comunicação.

                 A visão, a fala, a audição, o tato, o paladar e o olfato são responsáveis pela comunicação humana. Por estes meios as linguagens complementam as informações. A expressão sorridente ao provar uma comida informa ao interlocutor que está saborosa, sem a necessidade da verbalização com uma frase completa. A "cara feia" e a agilidade em desencostar a mão ao tocar uma panela denuncia que a mesma está quente.

                 O aprendizado humano, pois, não depende apenas da linguagem escrita e falada. Todas as situações em que os órgãos sensitivos são exigidos permitem o acúmulo de conhecimento, que ocorrem na forma das experiências próprias ou de outrem.

                 O ensino organizado, distribuído em matérias e disciplinas, com transmissão de conteúdo orientados por um professor, portanto, não podem depender apenas da linguagem escrita e falada.

                 As experiências vividas permitem alto grau de retenção da informação. Nem sempre uma criança deixará de encostar a mão em uma chaleira quente após a explicação dos adultos, mas em geral, depois de experimentar e perceber que queima.

"O desafio quantitativo impõe o uso de tecnologias que, em pouco tempo, permitam atingir milhares de pessoas em pontos distantes do Estado e do País." (1)

                 Com base nestas formas de aprendizado, o ensino na forma atual merece toda credibilidade. Se somarmos a ele os recursos atuais que permitem reforço externo, despertando o "querer aprender" no aluno, com certeza a retenção da informação será mais eficaz e o tempo necessário para a apreensão do conhecimento será melhor aproveitado.

                 Dentro dos recursos didáticos para utilização na educação, descrevo alguns que aliam o uso das tecnologias disponíveis com o conteúdo científico, de forma a agilizar e aprimorar as técnicas de ensino.

1 - VALE, José Misael Ferreira do et Alli na Comunicação Núcleo de Pesquisa e Produção em
         Multimeios para a Educação Audiovisual, Presencial e à Distância na Unesp
no
         VII Simpósio sobre Tecnologia Aplicada à Educação realizado nos dias 15, 16 e 17 de maio
         de 1997 no Rio de Janeiro.

volta