A organização das aulas, produção e remessa de material didático para o sistema de
audioconferência via canal de voz é idêntica à da via telefone.
Porém, a interligação de áudio entre aluno e professor, neste caso, não se dá por
telefone, mas sim por meio de canal de voz.
O canal de voz é uma linha de áudio dedicada que interliga dois pontos específicos,
independente da localização, em qualquer parte do planeta. É um serviço oferecido
pelas operadoras telefônicas. O investimento necessário varia conforme a localização
dos pontos a serem conectados.
Por ser linha dedicada a instalação deve ser reservada com antecedência. Como o custo
é maior que o da ligação telefônica, este sistema é mais indicado para unir salas de
aulas remotas, com vários alunos por sala, com o professor que poderá estar em um
auditório, em uma sala de aula ou em sua própria sala no departamento onde está lotado.
As salas remotas deverão estar equipadas com sistema de som e microfones, interface
adequada para conexão do canal de voz na mesa de áudio, para que os alunos possam ouvir
o professor e dirigir-lhe suas perguntas. Como a concentração de alunos é maior em uma
mesma sala, comparando com o sistema telefônico, tornam-se necessários outros recursos
audiovisuais. Se o material de apoio for apostilado poderá ser distribuído entre os
alunos; se for material informatizado o auditório deverá estar equipado com computador,
com o software de apresentação e também um projetor de vídeo/multimídia, para que
todos os alunos possam visualizar simultaneamente.
Neste caso é necessário um coordenador de sala pois as perguntas dos alunos devem ser
dirigidas ao coordenador, que as transmitirá via microfone ao professor remoto.
O canal de voz permite qualidade sonora melhor que a telefônica e com a montagem de salas
remotas, o investimento necessário pode ser dividido entre os alunos, tornando-se um
curso de baixo custo.