APLICAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO

 

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2 - As tecnologias e a Educação à Distância

       2.5 - Perguntas, respostas e interatividade

                 As dúvidas podem ser sanadas no decorrer ou após a aula conforme determinado pelo professor. Se o número de participantes é pequeno, é possível que as perguntas sejam diretas, ou seja, o aluno simplesmente interfere oralmente e o professor responde, com todos os participantes ouvindo, porém se o número de participantes for muito grande a interferência direta pode provocar dificuldades de compreensão.

                 Se o sistema em uso for a audioconferência via telefone é recomendável a utilização de um dispositivo eletrônico que interpreta tons de discagens. Cria-se então códigos para a aula. Por exemplo, quando o aluno pressionar a tecla "1" , o professor receberá a informação que há uma solicitação de pergunta e pode, ou não, permitir que a pergunta seja feita naquele momento. A solicitação, eletrônica, da pergunta é como se o aluno em sala de aula levantasse o braço para pedir uma intervenção.

                 Uma tecla "2" acionada pode, por exemplo, significar que o aluno quer complementar a informação; etc.

                 Essa forma permite que as participações dos alunos aconteçam sob a coordenação do professor.

                 Se o sistema for a audioconferência via canal de voz a interatividade é instantânea. Logo que um coordenador de sala remota fale ao microfone, imediatamente o professor e os demais participantes estarão ouvindo, como se todos estivessem em uma sala só, o que permite a interatividade "on-line" em tempo real. Discussões terão a mesma eficácia como se a aula fosse presencial, o que não é possível em uma audioconferência telefônica pela seguinte razão: Vamos supor uma sala virtual com 200 alunos. Em conexão via telefone, teremos praticamente 200 alunos que podem falar ao mesmo tempo. Isto tornaria impraticável a compreensão de qualquer comunicação, Logo, é necessário um recurso eletrônico que permita ao professor habilitar ou não a entrada da voz de um aluno no sistema de áudio.

                 Em conexão por canal de voz, teremos 200 alunos distribuídos em quatro salas de cinqüenta, com um coordenador. Logo, teremos apenas quatro pessoas para dialogarem com o professor. E as perguntas originadas em uma mesma sala remota serão triadas pelo coordenador de sala evitando-se assim ocorrências repetidas de conteúdo.