APLICAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO

 

home
Índice

 

2 - As tecnologias e a Educação à Distância

       2.8 - Videoconferência via rede local

                 A videoconferência profissional para ser utilizada em rede local (netware) utiliza os mesmos equipamentos da videoconferência via rede comutada para captação e exibição de sons e imagens. No entanto, não utiliza o meio externo para interligação entre os pontos e sim uma rede de computadores.

                 Geralmente as redes trafegam dados em velocidade de 10 a 100 Mbps (megabytes por segundo), ou seja, aproximadamente entre 150 e 1.500 vezes mais rápido que o sistema discado, dependendo da rede. A velocidade maior é obtida em redes interligadas por cabos de fibra óptica.

                 Esta velocidade permite, com a videoconferência, qualidade bastante próxima ao da televisão atual. E em alguns casos, inclusive, qualidade superior. Os vídeos podem ser trafegados em tamanho de tela inteira com 30 quadros por segundo, o normal da TV.

                 A empresa Silicon Graphics apresenta uma solução para uso da videoconferência em rede ATM, com padrão MPEG que permite rodar o vídeo "full screen" (tela cheia) com qualidade como se o vídeo estivesse rodando em videocassete local.

                 A empresa Parks apresenta outro sistema, diferente da Silicon, porém com os mesmos objetivos. Utiliza a rede já instalada nas universidades para que o aluno, à distância, possa desde seu computador, acessar aulas assíncronas (1)   e assistir vídeos hospedados em servidor de vídeo na rede.

                 As soluções da Silicon Graphics podem ser melhor conhecidos no endereço [ http://www.silicongraphics.com ] e as soluções da Parks no endereço [http://www.parks.com.br ].

                 A Petrobrás celebrou um acordo com a UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, onde financiou projeto de Pós-Graduação para seus funcionários sediados em distintos locais pelo Brasil e também nas plataformas marítimas. Neste projeto, os professores da UFSC ministraram as aulas na própria Universidade atingindo, via rede informatizada da Petrobrás, todos os alunos, cada um em seu local de trabalho.

1 -

Aulas Assíncronas: aulas armazenadas no servidor de rede que o aluno pode acessar a qualquer horário independente da presença do professor. Aulas síncronas são aquelas realizadas à distância com horário marcado e com a presença do professor.