APLICAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO

 

home
Índice

 

3 - As tecnologias, a EAD e a Internet

       3.2 - .Surge a Web

                 Um físico da CERN - European Organization for Nuclear Research, laboratório de física na Suíça, Tim Berners-Lee, tinha dificuldades em buscar as informações necessárias para seu trabalho utilizando a Internet da forma como estava. Não se conformava com o fato de ter as informações que necessitava na grande rede de computadores, e comunicar-se com outros pesquisadores, tendo as dificuldades inerentes do sistema na época.

                 No início de 1989 apresentou uma proposta de interface para facilitar a navegação pela rede. Era o primeiro sistema que dispensava conhecimentos técnicos para navegar pela Internet.

                 Nascia uma teia ampla mundial, isto é, uma forma ampla de navegar pela grande teia tecida pelo mundo, a World Wide Web. Uma vez a proposta tendo sido aceita pelo laboratório CERN, o colega Robert Cailliau juntou-se a ele e em 1991 foi apresentado ao mundo uma interface gráfica que facilitava ao usuário a interação entre o homem e a máquina, sendo que o software se encarregava em traduzir de forma amigável ao homem, a complexa linguagem dos comandos da programação da máquina.

                 Apesar de ter facilitado muito a navegação pela Internet, o sistema ainda não se parecia em nada com o que temos hoje. Não era possível o uso do mouse e não trabalhava-se imagens, apenas texto.

                 Rapidamente os Browsers, ou navegadores, foram se aperfeiçoando de forma a utilizar mouse e apresentar imagens. Passou de um sistema hipertexto para um sistema de hipermídia completo, com sons, imagens, texto, gráficos, vídeos e outros recursos da mídia.

                 A Web pode ser definida como uma interface gráfica para acesso à Internet. À partir destes navegadores mais amigáveis, interfaceando o usuário, homem, com a complexidade da máquina, a Web tomou proporções gigantescas, com a possibilidade de acesso a qualquer leigo.

                 A diferença significativa entre a Internet antes e depois da Web pode ser resumida no seguinte:

Antes da Web

 

depois da web

navegação através da digitação de códigos criptografados   navegação através de mouse sobre hipertextos ou hipervínculos
somente textos   textos, imagens, gráficos, animações e sons
acesso somente de pessoas que conheciam os códigos   acesso de qualquer pessoa sem qualquer conhecimento de programação
não aceitava mouse   navegação com uso de mouse
acesso apenas a redes restritas às quais o navegador estivesse vinculado   acesso global a qualquer computador conectado à rede

"Tanto o controle remoto da TV quanto a Web poupam-nos dos detalhes sobre o que há nos bastidores." (1)

                 Podemos fazer uma breve comparação entre a Internet e a televisão. Para assistir a um determinado canal de televisão, não é necessário que eu saiba como o programa foi produzido, como o sinal foi convertido em ondas eletromagnéticas, transmitido, recebido pelo televisor, convertido em sinais de áudio e vídeo, amplificados e decodificados. Basta eu sintonizar o canal que quero e pronto. O sinal está lá com imagem, cor, som, etc. Só tenho que assistir ao programa de meu interesse. A Internet antes da Web era como se tivéssemos que conhecer os sistemas tecnológicos aplicados para poder sintonizar um programa de TV. Depois da Web, basta eu "clicar" com o mouse no hipertexto ou hipervínculo (ou hiperlink) de meu interesse que o navegador faz a parte de conversão tecnológica para trazer a informação que quero.

                 Sem dúvida, a Web foi a grande responsável pela explosão da Internet junto ao grande público.

1 -

Aaron E. Walsh em Java para leigos, p13