APLICAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO

 

home
Índice

 

3 - As tecnologias, a EAD e a Internet

       3.4 - .Linguagem Java

"Geralmente a educação envolve mais do que apenas a participação em palestras ou a leitura de materiais a respeito do assunto; em muitos casos, a interação com o mundo físico é imprescindível. Por exemplo, como você pode aprender uma ciência, como química ou biologia, sem participar fisicamente das experiências de laboratório que acompanham esses cursos? Nesse caso, como você pode aprender na Web algo que requeira mais que leitura? Com o Java, isso é possível." (1)

                 Enquanto a Web estava sendo desenvolvida em um laboratório de Física na Suíça, a empresa Sun Mycrosystems na Califórnia, desenvolvia uma ferramenta para uso em controle remoto de aparelhos eletrônicos (TV, som, etc.). Uma ferramenta baseada em uma linguagem de programação simples e com tarefas pré-definidas.

                 Quatro anos mais tarde, a Sun percebe que, incorporando a linguagem Java na linguagem HTML, o browser ganharia uma infinidade de recursos impensáveis na Internet do HTML.

                 A programação Java permite a criação de pequenos aplicativos executáveis à partir da própria página Web. Com ela tornou-se possível a execução de imagens animadas, interações em tempo real entre o usuário e a página de navegação, enfim, recursos que davam mais vida à fria página do computador.

                 Claro que para executar estes pequenos programas, o browser tem que ter capacidade para interpretá-los. Quando não há esta capacidade o software de navegação simplesmente ignora o Java e executa o HTML normal. Os browsers foram sendo atualizado por seus desenvolvedores de forma que pudessem rodar os programas em Java incorporados na HTML.

                 As versões mais antigas de navegadores como o Netscape versão 2 ou o Mosaico não permitem rodar Java, no entanto as versões seguintes já estão preparadas para isto.

1 -

WALSH, Aaron. Java para leigos, p.41