APLICAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO

 

home
Índice

 

3 - As tecnologias, a EAD e a Internet

       3.6 - .Applet

                 Muitos profissionais de programação passaram a desenvolver programas na linguagem Java com funções mais complexas e que não precisariam ser programadas todas as vezes que determinada tarefa fosse necessária. Bastaria substituir os parâmetros de configuração, porém a tarefa seria a mesma.

                 Podemos exemplificar com um relógio que mostrará a hora certa na tela do browser independente de que país e fuso horário o usuário esteja. As únicas alterações que alguém poderia querer em um programa como esse seria mudar a fonte dos números, as cores e o tamanho. Assim desenvolveu-se um Java-script específico para apresentar a hora certa em qualquer parte do mundo.

                 Por ser um programa fechado, que permite apenas alterações de alguns parâmetros, sem alterar a função principal, recebeu um nome próprio: applet.

                 Os applets são pequenos programas fechados, desenvolvidos com alguma tarefa específica pelo seu programador que podem ser usados em qualquer página Web para realizar suas atividades pré-programadas. Geralmente permitem alterações de parâmetros mais ligados a diagramação e cor do que de função.

                 Assim como todo produto de desenvolvimento intelectual, os applets tem dono e podem ser distribuídos gratuitamente para uso na Web como também podem ser protegidos por direitos autorais, cujos autores recebem uma quantia em dinheiro para permitir o seu uso.

                 Os applets não gratuitos são, em geral, mais sofisticados e permitem resultados bastante impressionantes em uma tela de Internet.