APLICAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO

 

home
Índice

 

3 - As tecnologias, a EAD e a Internet

       3.8 - .O Real Player

                 Como já foi possível perceber o HTML, por ser muito básico, exige auxílio para outros recursos.

                 A apresentação de sons, via internet, pode contar com software auxiliar, bem como a exibição de vídeos.

                 Como o tráfego de dados via Internet se dá, desde as empresas de Telecomunicações até nossas residências, via linhas telefônicas, a velocidade é pequena. Logo, fica impraticável rodar vídeo via Internet, uma vez que a formação da imagem possui muitos elementos que tornam o vídeo muito grande e, em conseqüência, muito lento para ser rodado na Web em sua forma original.

                 Assim, algumas empresas desenvolveram sistemas que codificam e reduzem o tamanho dos arquivos de vídeos, em conseqüência derrubam também a qualidade, para exibir vídeo na Web.

                 Entre eles, os mais conhecidos: o VDO, o NetShow da Microsoft e o RealPlayer da Real.

                 Estes programas atuam praticamente com a mesma filosofia e tecnologia: transformar o grande número de pixels que formam a imagem na TV para um pequeno número de elementos de forma a obter-se, com o menor número possível de elementos, mantenha-se ma imagem reconhecível. Porém com arquivos pequenos o suficiente para ter um tráfego mais rápido via Net.

                 Um vídeo de um minuto de duração por exemplo, em seu formato original, com tamanho de tela 640 x 480, milhões de cores, com trinta quadros por segundo, gera um arquivo com quase um gigabytes (bilhões de bytes) de tamanho, se utilizado o formato AVI (Video For Windows). O mesmo vídeo com tela no tamanho 320 x 240, ou seja, metade do tamanho da tela, gera, em AVI, um arquivo de aproximadamente 100 Mb (milhões de bytes ) e no formato MOV (Quick Time da Apple), de aproximadamente 80 Mb. De qualquer forma, impraticável fazer um download com arquivos destes tamanhos pela Net. Conforme o tráfego na Web e capacidade do modem, poderia levar cerca de 20 horas para começar a rodar à partir do momento em que se acionou o comando play.

                 Software como o RealVídeo codifica o vídeo de tal forma que o mesmo vídeo de um minuto de duração com o tamanho de tela de 320 x 240 ficará com um arquivo de tamanho em torno de 600 Kb (milhares de bytes). Como milagre aqui não se aplica, para conseguir reduzir o tamanho deste arquivo, a qualidade da imagem é bastante sacrificada. Porém é, ao menos, um caminho que tende a se aperfeiçoar.

Fig. 3 - Software Real Player para exibição de vídeo na Web

                 A exibição pela Web pode ser de duas formas: uma delas é o usuário efetuar o download completo do arquivo para depois exibir localmente em sua máquina. Este processo demora um pouco mais para iniciar a exibição.

                 A outra forma é o software baixar uma quantidade de informações e quando tiver o suficiente, já iniciar a exibição. Esta segunda forma é chamada "on demand". e permite iniciar a visualização enquanto o arquivo está sendo baixado, o que agiliza o processo de visualização.