O leitor que conhece um pouco mais de Internet deve agora estar indagando porque não
aparecem nesta pesquisa recursos como VB-script, o desenvolvedor de script da
Microsoft; os softwares para desenvolvimento de sites como o Hot Dog, o Dream
Weaver, o Front-Page, e o sofisticado Adobe GoLive; os aplicativos que permitem efeitos
especiais na tela como o Flash ou o ShockWave da Macromedia; os programas para tratamento
de imagens sendo o Adobe Photoshop o mais poderoso; o Adobe Première, e o After Effects
para edição de imagens em movimento; o Ulead Smart Saver, que tem a função de reduzir
o tamanho dos arquivos para que possam ter download mais rápido; o sistema HTTPS,
para site seguro, que permite informações criptografadas, isto é, codificadas, evitando
a interceptação por hackers, e, até mesmo software para animação, como
o Gif Animator.
Eu explico: o objetivo desta pesquisa não é ensinar a criar páginas para Internet com
seus mais sofisticados recursos, mas sim conhecer os recursos tecnológicos que possam ser
aplicados na educação, tendo a Internet apresentado excelentes resultados para esta
proposta, E neste momento, conhecer as ferramentas básicas para desenvolvimento de aulas
e cursos didáticos via Internet é o esperado. Assim dediquei-me a conhecer as
ferramentas aqui descritas que viabilizassem a montagem de uma aula experimental. Primeiro
o básico. Depois, em outra pesquisa, o avançado.
Os recursos que descrevi neste capítulo são os necessários para o desenvolvimento de
uma aula via internet, com recursos de texto, imagens, sons e vídeos e também de
avaliação de aprendizagem on-line onde o aluno pode sanar suas dúvidas no
decorrer da aula de forma assíncrona.