APLICAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO

 

home
Índice

 

1 - O Professor, o aluno, o giz, a lousa e a tecnologia

       1.4 - .O interesse escolar

"Se tivesse que dar um único presente a meu filho, daria um livro. (...) É bom ter em mente que os cálculos para a produção dos computadores que tanto nos fascinam hoje foram feitos apenas com lápis e papel."
                                                                        Bill Gates

                 Enquanto ensino e educação, as escolas tem muito a oferecer, o que é indiscutível. O que questiono é a forma como o processo pedagógico atual desperta o interesse junto aos alunos.

                 Diante de tantas informações recebidas pelos mais diversos meios, o aluno qualifica a escola como uma atividade obrigatória, os pais também obrigam e por isso deve freqüentá-la. O jovem ainda fica revoltado quando os pais afirmam que "só assim poderá conquistar sua independência financeira quando profissional formado". O interesse cessa aí.

                 Hoje a escola não oferece atrativos que despertem no aluno o interesse pela aula, como um meio de aprendizado. A distância entre seu dia a dia e a sala de aula é tão grande que ele, enquanto aluno, indaga e nem sempre acredita no teor das disciplinas.

                 A indagação pode ficar no campo da evolução do método de ensino.

"Já começa a aparecer a diferença de desempenho entre os alunos conectados e os que estão fora da rede." (1)

                 Se o professor não acompanhar os avanços do mundo e continuar passando informações por "métodos arcaicos", qual o grau de confiabilidade que o aluno terá no conteúdo fornecido?

                 Quando cito "métodos arcaicos" não estou afirmando que não tenham validade. Sem dúvida alguma realmente são válidos. Porém para a geração estudantil atual está ultrapassado e não gera atrativos.

                 Porque não conciliar então os preciosos conhecimentos com as formas avançadas de difusão do conhecimento?

                 Se despertamos no aluno o interesse pelas aulas, com certeza o aprendizado será mais eficaz.

1 - SCHWARTZ, Christian. Janelas para o futuro in Veja Digital, p32

volta